top of page
  • Foto do escritorLuiz Gustavo

Saiba como se proteger e o que fazer caso tenha sido vítima de um golpe de whatsapp

O golpe mais comum é aquele em que o criminoso pretende ser outra pessoa para conseguir dinheiro de amigos ou familiares desta, nesse tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo com fotos roubadas de redes sociais e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário fingindo que trocou de número e que o contato deve apagar o velho. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências.

Em muitos casos, o contato acionado cede ao pedido de ajuda e faz transferências, paga falsas contas. Uma das estratégias usadas pelos bandidos é dizer que está em um local com conexão ruim para deixar a pessoa que recebe a mensagem ainda mais assustada e fazer com que ela não pense muito para transferir os valores.


Existem outros tipos de golpe, mas de maneira geral é assim que os criminosos agem. Roubam a conta do usuário, acessam suas fotos nas redes sociais e criam um perfil falso, dizendo que aquele é o novo número. A partir daí iniciam as chantagens com amigos e familiares até que as pessoas façam as transferências e depósitos.


Como se proteger?

• Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.

• Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.

• Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.

• Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.

• Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.

• Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.


Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. Entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e também saber se consegue ter seu dinheiro de volta.


Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.


O próximo passo é tentar recuperar sua conta. Como, geralmente, os criminosos usam o celular para aplicar o golpe, desconecte sua conta no aplicativo e ative novamente. Ao digitar novamente o código para entrar na conta, automaticamente a outra pessoa que também está com seu perfil, será desconectada.

No caso de usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computador, desconecte também. No WhatsApp Web, acesse:

1. Configurações/Ajustes

2. Vá para Conta

3. Clique em WhatsApp Web/Desktop

4. Clique em sair de todos os computadores.

Desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para que apenas as pessoas que estão registradas na sua agenda como contato tenham acesso a ela, isso ajuda a prevenir que pessoas mal intencionadas tentem se passar por você.


Fonte: Jusbrasil / Canaltech (imagem)

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page