• Luiz Gustavo

Nova ferramenta ajuda a proteger o Whatsapp no computador

A Meta anunciou uma nova extensão de navegador que visa melhorar a segurança do WhatsApp em sua versão web. O objetivo é dificultar que um golpista comprometa dados ou a privacidade de mensagens criptografadas.


De acordo com o artigo publicado no site de desenvolvedores da Meta, a extensão, chamada Code Verify, serve para verificar automaticamente a autenticidade do código do WhatsApp Web que está sendo veiculado no navegador.


A nova extensão compara um algoritmo que mapeia códigos em execução no navegador com um hash (que combina caracteres aleatórios e serve como "escudo") mantido por uma empresa terceira, chamada Cloudflare. Apesar de a execução não ser uma novidade, o grande ponto do Code Verify é que o processo é automatizado.


"Fornecemos à Cloudflare uma fonte de verdade de hash criptográfico para o código JavaScript do WhatsApp Web. Quando alguém usa o Code Verify, a extensão compara automaticamente o código executado no WhatsApp Web com a versão do código verificado pelo WhatsApp e publicado na Cloudflare. Se houver alguma inconsistência, o Code Verify notificará o usuário", explica a empresa.


A Code Verify está disponível pelo site Meta Open Source e também nas lojas de extensão do Chrome, Edge e Firefox. Segundo o WhatsApp, o recurso não registra dados e nem compartilha nenhuma informação pessoal com a plataforma.


Fonte: Uol Tilt, Felipe Mendes/ Cristoph Scholz, flickr (imagem)


2 visualizações0 comentário