• Luiz Gustavo

Golpe finge ser Datafolha para clonar WhatsApp

Mais um golpe começou a ser aplicado para roubar a conta de WhatsApp. Relatos contam que criminosos enviam um questionamento sobre a covid-19 por WhatsApp, de acordo com um áudio que viralizou em diversos grupos.

A mensagem afirma que o criminoso entra em contato se passando pelo Datafolha. "Ele pergunta sobre covid, se alguém da família teve sintomas. A linguagem é bem técnica e ao final ele fala: 'para confirmar sua pesquisa, foi enviado para o seu celular via SMS seis dígitos para confirmar a pesquisa. Você pode me informar por favor?' Quando você informa, ele clona seu WhatsApp".O código é na verdade o código de ativação de conta do WhatsApp da vítima.


O WhatsApp só funciona em um aparelho telefônico por vez. Quando você tenta ativar em outro smartphone, o app vai enviar um código por SMS e você tem que informar para completar a autenticação. Daí o login no telefone original é desfeito.

Com o código enviado por SMS em mãos, os criminosos conseguem ativar a conta da vítima em outro aparelho.


Desde o início da pandemia, o Instituto Datafolha tem realizado as pesquisas por telefone. Todas as informações são coletadas durante o contato telefônico, e não há mensagens automáticas ou robôs no processo.


Para Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky, esse tipo de golpe dificulta a identificação do usuário, já que, devido à pandemia, inúmeras pesquisas estão sendo realizadas por telefone ou internet.


Além do WhatsApp, o áudio ainda afirma que é possível clonar o celular e roubar os dados bancários. Mas, especialistas explicam que esse tipo de ação não é possível por meio de SMS.



Fonte:Uol

4 visualizações0 comentário