• Luiz Gustavo

Empresa cria site para receber denúncias de golpes sobre o coronavírus

A Axur, uma empresa de segurança brasileira,criou o site Quarentena Sem Fraudes para que usuários possam denunciar páginas com conteúdo suspeito do novo coronavírus. Os links passam por uma triagem humana e são remetidos para um sistema automatizado que denuncia essas páginas para que elas saiam do ar.

O site criado pela Axur repassa a denúncia do usuário aos provedores responsáveis. Em muitos casos, a página maliciosa será derrubada após a denúncia.

Fábio Ramos, presidente da Axur, explicou que sua equipe começou a detectar sites falsos ligados ao coronavírus internamente, atuando em cinco sites falsos do gênero por dia.

A ideia do Quarentena sem Fraudes, que surgiu em colaboração com os funcionários da companhia, é abrir um espaço para a comunidade e ampliar a atuação do monitoramento.


Segundo o executivo, a taxa de sucesso para remoção desse conteúdo é boa,diferente de outras fraudes, que envolvem marcas comerciais, o tema do coronavírus sensibiliza os provedores com a questão humanitária e de saúde pública.

Como as denúncias ao site vão passar por análise humana, os usuários podem denunciar qualquer página. Sites que utilizam indevidamente os nomes da Cruz Vermelha, da Organização Mundial da Saúde ou de órgãos públicos, por exemplo,

podem ser denunciados.



Fonte:G1

2 visualizações0 comentário