top of page
  • Foto do escritorLuiz Gustavo

E-mail falso de hackers cobra para não divulgar suposto vídeo gravado sem autorização

Mensagem afirma que o computador foi contaminado com vírus para registrar imagens.


Hackers estão enviando e-mails para ameaçar usuários com a divulgação de um vídeo supostamente gravado enquanto a vítima navegava em um site pornográfico. Os criminosos pedem R$ 300 para que as imagens sejam mantidas em sigilo. O e-mail,é falso e não traz prova de que a gravação exista.

Os hackers pedem que a vítima compre seis cartões pré-pagos da Acesso e carregue R$ 50 em cada um deles . Em seguida, fotos dos cartões devem ser enviadas a um endereço de e-mail para que tenham acesso ao dinheiro.

A cobrança dos valores em cartões pré-pagos diferencia esta fraude de casos anteriores. O pagamento facilitado pode aumentar o número de vítimas.

Quem recebeu o e-mail deve classificá-lo como spam para ajudar a bloquear ameaças futuras. Se ele já estiver no spam, não é necessário fazer nada.

As mensagens estão em circulação desde o dia 24 de novembro, os responsáveis estão se aproveitando de sistemas de e-mail comerciais para realizar envios.

Para evitar esses ataques, recomenda-se o uso de senhas fortes . Empresas devem ter uma boa política de gestão de senhas. Sem isso, é possível que hackers obtenham senhas para utilizar os serviços para a realização de fraudes.


É possível que um vírus instalado no computador ligue a câmera e grave imagens.

Alguns modelos de notebooks hoje vêm com recursos de privacidade para tampar ou desligar a câmera. MacBooks possuem um chip de segurança que desliga o microfone quando a tampa é fechada.


0 visualização0 comentário
bottom of page