• Luiz Gustavo

Como identificar fake news na internet?

Nos últimos anos, o fenômeno das notícias falsas, também conhecidas como “Fake News”, mudou muito a maneira como as pessoas consomem informações na internet. Já que elas estão em muitos lugares e em diferentes formatos, até mesmo em áudio e vídeo.

Essas informações são normalmente divulgadas a fim de confundir as pessoas sobre fatos e acontecimentos. Um exemplo recorrente, são as mensagens que tem o selo de “frequentemente encaminhadas” no WhatsApp. Por isso, é muito importante tomar cuidado ao encontrar e divulgar essas notícias na internet.


Quando você encontrar uma informação suspeita sobre algum assunto, existem algumas maneiras de checar se aquela informação é verdadeira.


Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. Se você recebeu aquela notícia de um familiar ou amigo, vale também perguntar: por onde aquela pessoa recebeu aquela informação.

Se você encontrar uma notícia sem fonte ou autoria, é importante desconfiar.

Também vale pesquisar o título da notícia no Google, assim você pode ver se existem outros veículos falando sobre aquela informação.


Os fatos precisam ser verificáveis. Então, procurar pelos fatos da informação no Google e verificar se diversas fontes dizem a mesma coisa sobre aquela informação, também é outra maneira de checar se uma notícia é verdadeira.


Nem tudo que as imagens mostram também é verdade. Mas é possível verificar a origem de uma imagem por meio do Google, A ferramenta de pesquisa tem uma função de busca por imagem.


Para fazer isso é bem simples, você pode salvar uma imagem no seu computador ou celular e depois colocá-la na pesquisa do Google Imagens. Essa função também está disponível no aplicativo do Google para celular.


Assim, pesquisando por uma a imagem você pode ver todo seu histórico de uso na internet. Então, é muito importante sempre investigar.


Fonte: Canal tech

8 visualizações0 comentário